"O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei " (Gl 5:22-23)
Ler com oração: 2 Ts 3:5; 2 Pe 1:6-7; 1 Jo 3:16
Todos os itens listados em Gálatas 5:22-23 são provenientes do Espírito, estão relacionados às virtudes de Cristo e devem, igualmente, fazer parte da virtude humana. Quando estamos no espírito, somos guiados pelo Espírito a ter domínio próprio. Ainda que em alguns momentos fiquemos aborrecidos com determinadas situações, ao nos voltarmos ao nosso espírito, experimentamos a natureza divina que está em nós, a qual nos leva a ter domínio próprio. Assim, Deus é manifestado por meio de nós.
Além do domínio próprio, precisamos de perseverança (2 Pe 1:6b), que é uma virtude que exige paciência. É comum aplicarmos a palavra "paciência" a pequenas coisas do dia a dia, entretanto paciência é mais do que isso. Praticar a paciência não é tão fácil, mas necessitamos exercitar nosso espírito para que ela aumente em nós, principalmente quando apascentamos os novos. Somente pelo Espírito podemos experimentar a natureza divina nos inundando com suas virtudes.
Além da paciência e perseverança, ainda devemos desenvolver a piedade (v. 6), pois cada um de nós deve expressar a vida divina que recebeu na regeneração.
A partir da fé muito preciosa, devemos desenvolver o crescimento espiritual até que alcancemos o amor fraternal e, por fim, o amor ágape.
Certo hino diz: "Na vida da igreja, caminho excelente é o amor, manifestação da vida de Deus" e "amamos no amor fraternal os irmãos". Por sermos filhos de Deus, amamos uns aos outros no amor que procede da vida de nosso Pai. Esse amor é como fogo, pois, quando praticado, queima todas as divisões e barreiras que há entre nós. Por isso, se temos algum problema com um irmão ou irmã, devemos confessá-lo e buscar reconciliação. Esse é o amor fraternal sendo praticado como o fazia a igreja em Filadélfia. Porque invocamos o nome do Senhor, lemos e oramos a Palavra, a vida de Deus, que é amor, cresce em nós e nos leva a amar todos os irmãos (1 Jo 3:16). Todavia ainda temos de prosseguir para chegar ao amor ágape.
O amor ágape é o ponto culminante das virtudes de Cristo vividas em nossa vida humana. Ele não é limitado, mas amplo, incluindo e acolhendo todas as pessoas. Que o Senhor conduza o nosso coração a esse amor (2 Ts 3:5). Amém!
Palavra-chave: Desenvolver a fé até chegar ao amor ágape.
Pergunta: Como podemos ter uma vida cristã normal?
(Série Alimento Diario - Dong Yu Lan)
Nenhum comentário:
Postar um comentário