terça-feira, 24 de agosto de 2010

CRESCER ATÉ ATINGIR O AMOR ÁGAPE

"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem [...] Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem [...] Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste " (Mt 5:44, 48)

Ler com oração: 2 Pe 1:5-7; Rm 5:8, 10; 1 Co 2:6-16; Ef 4:26

Tanto Pedro quanto Paulo falaram sobre o Deus Triúno em suas epístolas e mostraram que o Pai, o Filho e o Espírito querem trabalhar em nós (Ef 1:3-14; 2 Pe 1:3-4).

O que Deus quer fazer é infundir a natureza divina em nossa natureza humana. Por isso, em sua segunda epístola, Pedro disse: "Livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo, nos tornemos participantes da natureza divina" (1:4b). Por isso, quanto mais negamos a nós mesmos, mais a vida de Deus cresce em nós e mais da natureza divina nos é acrescida. Dessa maneira, somos libertos das paixões que há no mundo e também do nosso próprio ego.

Os versículos 5 a 7 falam das coisas que estão relacionadas a Deus: a fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor.

"Amor", nesse versículo, refere-se ao amor ágape, que é a expressão máxima da natureza divina. Quando você tiver a vida de Deus em plenitude, expressará a natureza de Deus plenamente, por meio do amor ágape, o amor que ama até o inimigo (Mt 5:44; Rm 5:8, 10). Quando chegar a esse ponto, sua vida estará totalmente madura e a natureza divina estará completamente mesclada com a sua natureza humana (Mt 5:48).

O Senhor já nos deu as Suas preciosas e mui grandes promessas; agora Ele Se trabalha em nós por meio do Espírito que habita em nós. Quando vivemos no espírito, em toda situação conseguimos expressar a natureza de Deus. Por meio dessa experiência, o próprio Espírito nos faz participantes da natureza divina. Aleluia!

Em 2 Pedro 1:5 somos orientados a reunir toda a nossa diligência a fim de ganhar cada vez mais da natureza divina, até que ela seja totalmente trabalhada em nós. Tudo tem início com a fé. É a partir dela que Deus começa a trabalhar em nós. Quer sejamos fortes ou fracos, quer fiquemos de pé ou caiamos, desde o dia em que recebemos o Senhor Jesus, a fé permanece conosco. É por isso que ela é tão preciosa!

Pedro continua: "Desenvolvei com a vossa fé a virtude" (lit.). O Senhor tem a glória e a virtude (Hb 1:3a). Nele está a glória, porque Ele é o resplendor da glória de Deus, e possui também a virtude, que significa expressar os atributos divinos, como: luz, amor, justiça, santidade, entre outros.

O apóstolo prossegue: "Com a virtude, o conhecimento" (v. 5). O conhecimento mencionado aqui se refere à sabedoria, mas não a proveniente do mundo (1 Co 3:19; Tg 3:15), e sim a que vem dos céus (v. 17). Aleluia! Não mais nos baseamos no mero conhecimento humano, pois agora temos a sabedoria de Deus, que é celestial. Essa sabedoria está descrita em 1 Coríntios 2:6-16 e somente pode ser experimentada em nosso espírito pelo Espírito, pois ela se discerne espiritualmente.

Segunda a Pedro 1:6 traz: "Com o conhecimento, o domínio próprio". Além da fé, da virtude e do conhecimento, precisamos desenvolver o domínio próprio, pois ele está presente na natureza de Deus. Hebreus 12:18-21 e Êxodo 32:14 atestam que Deus se ira, mas Ele também se domina (Is 12:1). Quando o Senhor Jesus foi crucificado, os céus escureceram e houve um grande terremoto (Mt 27:45, 51-52), demonstrando que Deus estava irado, pois na cruz já não havia apenas o Senhor Jesus, mas todos nós, pecadores. A ira de Deus estava, na verdade, sobre o pecado de toda a humanidade.

A Bíblia não diz que é proibido irar-se. Em Efésios 4:26 lemos: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira". Podemos irar-nos, mas não podemos pecar. O sentimento deve ser limitado a um breve período, indicando que deve estar sob o controle do domínio próprio, que é um fruto do Espírito (Gl 5:22-23).

Palavra-chave: Desfrutar do infundir da natureza divina na natureza humana.
Pergunta: Como fazer para que, da fé preciosa, a vida de Deus cresça em você até a plena expressão, o amor ágape?
(Série Alimento Diario - Dong Yu Lan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário