terça-feira, 17 de agosto de 2010

A SALVAÇÃO COMPLETA DE DEUS

"Esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo [...] " (1 Co 3:15b)
Ler com oração: Mt 16:24-25; Rm 8:23; 1 Co 15:51-53; Ef 2:5, 8

Pedro inicia sua primeira epístola falando sobre a regeneração e o crescimento da vida divina em nós, o qual só é possível quando permitimos que Cristo seja formado em nós para sermos Sua plena expressão. Para isso são necessários os três estágios da salvação: a regeneração do espírito, a transformação da alma e a glorificação do corpo. Com a soma desses três estágios, obtemos a salvação completa de Deus.

Quanto à salvação de nosso espírito, bastou-nos crer para ganhá-la (Ef 2:5, 8). Ao crer, recebemos tudo o que o Senhor realizou por nós. Éramos pecadores, mas cremos que Seu sangue foi derramado por nós, então obtivemos o perdão de nossos pecados e, como resultado, recebemos a vida divina, isto é, fomos regenerados. Agora Deus pode livremente infundir Sua vida e crescer em nós, para o cumprimento de Seu propósito eterno.

Para a salvação de nosso corpo, também não será exigido nada, pois o Senhor mesmo o redimirá por meio da transfiguração (Rm 8:23). Quando Ele voltar, se tivermos dormido no Senhor, iremos ressuscitar, e os filhos de Deus que ainda estiverem vivos na terra terão o corpo transfigurado (1 Co 15:51-53). Assim, tanto os mortos em Cristo como os crentes vivos serão arrebatados para o encontro do Senhor nos ares (1 Ts 4:16-17).

A salvação de nossa alma, porém, depende do quanto a negamos para fazer a vontade do Senhor (Mt 16:24-25). Para obter a salvação completa é preciso crescer na vida divina e se tornar um filho maduro. Quando isso ocorrer, herdaremos toda a herança do Pai, a qual está nos céus, é incorruptível, não pode ser danificada, é imarcescível e sem mácula e está reservada para os que crescerem em vida.

Usando um exemplo da nossa vida humana, para se herdar algo do pai, é necessário ter alcançado a maioridade, que difere na idade, de acordo com a legislação vigente em cada país. Espiritualmente falando, obteremos a maioridade e poderemos receber essa herança celestial quando alcançarmos a salvação completa.

Todos os redimidos estarão na nova Jerusalém, contudo apenas os vencedores, isto é, os que permitiram que a vida divina crescesse neles, que buscaram o Senhor, seguindo e servindo-O, receberão a coroa como recompensa (Ap 22:12; 1 Co 3:13-15). Para eles o desfrute da nova Jerusalém será antecipado, e reinarão com Cristo por mil anos. Louvado seja o Senhor!

Palavra-chave: Crescer para receber o galardão antecipado na era do reino milenar.
Pergunta: De acordo com as epístolas de Pedro, o que é necessário para ser um herdeiro?

(Série Alimento Diario - Dong Yu Lan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário