sábado, 14 de agosto de 2010

HEBREUS ALÉM DO VÉU E FORA DO ARRAIAL

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12)

Ler com oração: Hb 1:1-3; 2:1; 3:15; 4:1-2; 6:18-19; 10:19-20; 13:13


Além das epístolas de que já falamos, outra epístola muito importante é a escrita aos hebreus, provavelmente também da autoria de Paulo. Essa epístola amarra todos os itens mencionados nas outras cartas.

No livro de Hebreus, Cristo é revelado e descrito de maneira ímpar, como nenhum outro livro da Bíblia o faz: Ele é superior a tudo e a todos. Nele vemos claramente Seu ministério celestial e tudo o que Ele fez e alcançou a favor do povo escolhido de Deus.

De acordo com Hebreus 6:18-19, todos devemos ter uma esperança segura e firme e penetrar além do véu. Esse véu se refere ao corpo do Senhor Jesus, o qual foi partido por nós. Em Sua morte e ressurreição, o Senhor abriu para nós um novo e vivo caminho, de modo que podemos hoje entrar além do véu, ou seja, entrar no Santo dos Santos (10:19-20). Hoje, de maneira prática, podemos experimentar a realidade do que há além do véu, invocando o nome do Senhor. Sempre que o fazemos com fé, somos levados ao espírito, entramos na presença de Deus e podemos ter comunhão face a face com Ele. Desse modo, no espírito ganhamos crescimento de vida e nossa alma, com a âncora lançada no Santo dos Santos, permanece firme.

Além de mostrar a superioridade de Cristo, Hebreus valoriza a importância da Palavra. Ela é viva e eficaz como uma espada de dois gumes que penetra em nós e faz uma obra de separação (4:12). A Palavra de Deus é viva porque é o próprio falar de Deus. Outrora Ele falou muitas vezes e de muitas maneiras pelos profetas, mas nesses últimos dias nos falou no Filho (1:1-2). Se queremos entrar no descanso de Deus, isto é, reinar com Cristo na era vindoura, precisamos atentar para o falar de Deus hoje e não endurecer nosso coração (3:15; 4:1-2).

Devemos permitir que a Palavra de Deus habite ricamente em nós. Por termos crido na Palavra, que é Cristo, recebemos a vida de Deus, fomos regenerados e nos tornamos Seus filhos (Jo 1:1, 12-13). Mas essa vida precisa crescer em nós. Assim como recebemos a vida de Deus por meio da Palavra, é da mesma forma que ela cresce em nós. O contato com a Palavra por meio da fé enche-nos de Espírito e de vida.

Não podemos contentar-nos apenas em ouvir a Palavra em uma reunião ou lê-la de maneira displicente. Em Hebreus 2:1 lemos que "importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos". Para tanto, precisamos ouvir a palavra com fé, ruminá-la, considerá-la diante de Deus, misturando-a com oração, a fim de que ela penetre em nós e opere o que Deus deseja. Precisamos, por fim, falá-la e praticá-la em nossa vida. Se não procedermos desse modo, facilmente seremos desviados da verdade e levados pelo mundo.

Paulo tinha o profundo encargo de que aqueles cristãos vissem isso. Eles, como muitos hoje, apesar de conhecerem a Palavra há tanto tempo, ainda não estavam maduros; eram como crianças, conseguindo alimentar-se somente do leite espiritual, e não do alimento sólido da Palavra (Hb 5:11-12).

Ademais, devemos não só penetrar além do véu, mas também ter a experiência de sair fora do arraial para pregar o evangelho (13:13). O Senhor já saiu do arraial e nós O acompanhamos. Precisamos pregar o evangelho do reino e aperfeiçoar mais pessoas nos ministérios da palavra, dos serviços e das ofertas, para o que temos o Ceape[1]. Devemos intensificar nosso trabalho, cooperar com Deus.

Saiamos do arraial, para que o mais cedo possível a igreja seja edificada em cada cidade. Assim o Senhor voltará, e receberemos o galardão de reinar com Cristo!


Palavra-chave: Ouvir a palavra com fé, ruminá-la, considerá-la diante de Deus.
Pergunta: Que significam as expressões “entrar além do véu” e “sair fora do arraial”?

[1] Ceape: Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho

(Série Alimento Diario - Dong Yu Lan)


Nenhum comentário:

Postar um comentário